Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Veja as siglas mais usadas no mercado imobiliário

Veja as siglas mais usadas no mercado imobiliário

É muito comum na hora da negociação imobiliária nos depararmos com algumas siglas que o corretor de imóveis ou o atendente de locação menciona enquanto estamos fazendo a negociação. No entanto, muitas vezes não é explicado o que significa.

 

Por isso resolvemos acabar com o mistério e vamos te contar o que significa alguma das siglas mais usadas no mercado imobiliário.

 

Escritura:

É um documento jurídico, e deve ser registrado em cartório, e é ele que comprova um ato, geralmente a venda, em relação a um bem ou imóvel. 

 

Habite-se 

É o documento que certifica que o imóvel foi construído seguindo todas as regras da prefeitura local. Quem realiza a solicitação é o proprietário ou a construtora. Contudo sempre é feito uma vistoria no imóvel, sendo assim consegue se confirmar que a construção condiz com o projeto inicial. 

 

RI

Registro de Incorporação é o documento que descreve todo o projeto da habitação. É nele que está todo o memorial descritivo da construção, as condições em que será construída e as disposições dos cômodos… Um documento muito importante, por isso sem esse documento não é possível comercializar um imóvel. 
 

Taxa Selic  

O termo é uma abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É um dos termos mais conhecidos, muito usado por instituições financeiras e diferentes setores comerciais para aplicar taxas de juros em cima de cobranças. Por isso entender o que esse termo significa, é muito importante para um comprador ou investidor imobiliário entender se terá sucesso na busca por um financiamento que se enquadre em suas necessidades. 

 

Averbação 

É realizada no Cartório de Registro de Imóveis, mas é necessário fazê-la sempre que há uma alteração estrutural no imóvel, por exemplo. 
 

Alvará

É o documento emitido pelo órgão público que autoriza a construção de um projeto arquitetônico. Existem também os alvarás de funcionamento.  
 
E aí gostou, agora você tem as informações das principais siglas utilizadas no meio imobiliário na hora de comprar ou alugar um imóvel. 
Dinâmica Sul, a imobiliária em Blumenau presente nas suas conquistas! 🏠

 

Texto: Andressa V.