Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Qual o momento certo para investir na compra de um segundo imóvel?

Qual o momento certo para investir na compra de um segundo imóvel?

Imóvel continua sendo um dos investimentos mais seguros do mercado. Entra ano, sai ano, investir no setor imobiliário é sempre uma boa pedida! Mas será que há um momento ideal para investir num segundo? Ou seria melhor ficar só com um?

Vários fatores levam uma pessoa, ou uma família, a adquirir um segundo imóvel. Se for uma nova casa (residencial), essa pode ter a finalidade de servir para “veraneio”.

Também pode ser para um filho ou filha morar. E também como um investimento – tanto para alugar, quanto para revender. Mas esse segundo imóvel também pode ser comercial!

Neste artigo, veremos:

  • O que levar em conta antes de comprar o segundo imóvel
  • Motivos que nos fazem querer uma “segunda casa”
  • Já tenho uma casa: vale a pena investir numa loja?

Comprei a casa própria: mas quero outra!

Comprar a casa própria ainda é o grande sonho de boa parte dos brasileiros. Para aqueles que já realizaram, ter uma segunda propriedade aparece como uma opção. Para isso, uma série de fatores costumam convergir, por exemplo: estabilidade financeira, desejo de realizar um sonho, investimento futuro, etc. Mas, para decidir, que tal avaliar alguns quesitos importantes?

O que levar em conta na decisão?

Antes de comprar, talvez deva se perguntar se realmente conseguirá cuidar dos dois móveis simultaneamente. Precisa saber que imóvel parado não traz lucro, ao contrário: requer manutenção constante, etc., o que pode trazer mais despesas.

Seu atual padrão de vida permite assumir esse novo compromisso? Caso vá alugá-lo, daí a situação muda, pois, além de eliminar custos, ele ainda servirá como um incremento à sua renda mensal.

Em todos os casos, envolver sua família na decisão vai ajudar a ver a questão de maneira mais ampla, ajudando-o a ver se é, ou não, a hora de partir para a nova aquisição!

E o que analisar no imóvel?

Digamos que você já pensou bastante no assunto e decidiu pela compra. Então, agora, é o momento de analisar algumas características desse imóvel que deseja adquirir. São elas:

Tamanho

Dependendo da destinação, ele poderá ser maior ou menor que o atual (onde você mora). Digamos que você esteja pensando em um apartamento, em outra cidade, para que possa ir até lá resolver questões de trabalho… Nesse caso, o indicado é optar por algo pequeno.

Mas se a ideia for ter uma casa de veraneio para passar férias em família, aí o melhor a fazer é escolher algo maior – até já pensando em receber amigos e outros familiares.

Localização

A localização também deve entrar na balança. Trata-se de um lugar de fácil acesso? Como é a mobilidade urbana por lá? Tem mercado próximo, farmácias, comércio em si? Locais mais afastados tendem a contar com uma oferta menor de serviços essenciais. Se estiver em busca de algo para “se isolar” um pouco do agito cotidiano, siga em frente!

Características

Piso térreo? Dois andares? Tem quintal? E a piscina? Se sua família tem idosos, ou se você pensa em passar a aposentadoria nesse lugar, uma casa de dois andares pode ser um dificultador – em função das escadas. O quintal, por sua vez, é ideal pra quem tem crianças, assim como a piscina. Mas lembre-se: piscina e quintal precisam de cuidados constantes!

Qualidade

Finalmente, é preciso atentar à qualidade geral do imóvel em si. Acabamentos, pintura, se há paredes mofadas, rachaduras, qualidade do piso, estado de conservação do telhado…

Motivações para um segundo imóvel

Entre os principais motivos que levam uma pessoa a adquirir um outro imóvel, estão: a qualidade de vida (ter um lugar próprio para passar férias e afins), investimento (tanto para alugar, quanto para revender por um preço maior) e projetos futuros (seja pensando num incremento à aposentadoria ou para presentear os filhos quando adultos). E também há o motivo de trabalho – que seria o caso dos espaços comerciais, como veremos a seguir!

Espaço comercial

Se o segundo imóvel for para uso comercial, você também deve se atentar ao tamanho, localização, características e qualidade (como falamos anteriormente). Mas desta vez com outro foco: pense no cliente. É um lugar fácil pra ele chegar? Há estacionamento? Para funcionar, o lugar atende às normas municipais (Vigilância Sanitária, Bombeiros, etc.)?

Talvez seja mais vantajoso ir atrás de algo mais próximo à sua residência, pois assim você evita gastos com deslocamento.

Assessoria imobiliária pode te ajudar

Na hora de comprar seu segundo imóvel, não esqueça: conte com a assessoria de um bom corretor imobiliário! Ele ajudará a conduzir uma boa negociação de compra e venda, fazendo de tudo para garantir “o prevalecimento da boa-fé e a transparência entre as intenções dos envolvidos nas negociações”.

Nós, da Dinâmica Sul, temos uma equipe pronta a te apresentar excelentes propostas de negócio. Vamos tomar um café? ☕