Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Qual a importância do trabalho em equipe no mercado imobiliário?

Qual a importância do trabalho em equipe no mercado imobiliário?

Não há dúvidas de que um bom trabalho em equipe é capaz de alcançar resultados surpreendentes. Mesmo tendo times mais enxutos, algumas empresas conseguem superar a concorrência quando entendem que “a união faz a força”!

O trabalho em equipe no mercado imobiliário é um dos fatores que mais impactam no atingimento das metas coletivas da imobiliária. A integração entre os colaboradores também afeta diretamente a percepção de valor que o funcionário tem da empresa.

Mas não para por aí. Equipes unidas passam segurança para o cliente, que fica mais à vontade para fechar uma venda, expressar o que sente, fazer elogios, críticas ou considerações. Isso resulta em satisfação e, claro, em possíveis recomendações. 😎

Neste artigo, você vai ver:

  • Importância do trabalho em equipe no mercado imobiliário;
  • Como os colaboradores são beneficiados com isso;
  • E qual o impacto nos clientes.

Importância do trabalho em equipe

Em qualquer setor da economia, trabalho em equipe é fundamental. Quando a empresa estimula demasiadamente a competição entre os colaboradores, corre-se o risco de uma pessoa querer “sabotar” a outra, prejudicando o atingimento das metas coletivas.

Lembra do ditado que diz que “um reino dividido não pode subsistir”? Da mesma forma, uma empresa dividida tende a fracassar! Portanto, unir as equipes é tarefa primordial!

O medo nunca é um bom conselheiro

Um dos fatores que mais dificultam a integração das equipes é o medo. Seja medo de dar ou receber feedback; medo de não ser compreendido; de estar falando algo sem sentido.

Uma forma de eliminar isso é criando no time a compreensão de que todos erram, mas que estão sempre em busca de acertar. E que o mais importante não é a queda em si, mas a capacidade de se levantar após um tropeço. Conseguir isso já é “meio caminho andado”.

Um por todos e todos por um

Perdido o medo, também é preciso criar um sentimento de coleguismo. Como diz o lema dos Três Mosqueteiros (romance de Alexandre Dumas, 1802-1870), tem que ser um por todos e todos por um. Se todos vendem/alugam muitos imóveis, a imobiliária vai bem, tem saúde financeira para pagar salários, impostos, etc. Mas se apenas um ou dois trazem resultados, fatalmente a empresa terá de cortar gastos (demissões) e até fechar (falência).

Bom pra mim, bom pra você

E é aqui que entramos na cultura do “ganha-ganha”. No mundo aí fora, costumam dizer que para uns ganharem, outros têm de perder. Mas isso não é verdade. No ambiente corporativo, se a empresa ganha (novos contratos, por exemplo), o funcionário também ganha (comissões, no caso das imobiliárias). Ou seja, todas as partes saem ganhando.

E se o colega ganha, como dissemos mais acima, todos precisam comemorar, pois isso significa mais poder financeiro para a empresa arcar com suas despesas mensais. É preciso pensar além do “próprio bolso” e entender que tudo faz parte de uma engrenagem.

Clima organizacional na percepção do cliente

Já entrou num lugar onde está todo mundo meio “brigado”? A gente percebe na hora que o “clima” não está bom. É isso que acontece quando alguém chega até a empresa (seja de qual ramo for) e há aquela atmosfera de disputas, intrigas e coisas do tipo. Muitas vezes, inconscientemente, a vontade que dá é de “sair desse lugar o mais rápido possível”.

No caso de um possível comprador, isso pode significar uma venda a menos, concorda? Não é por acaso que grandes empresas investem pesado em clima organizacional: elas sabem que isso gera bons resultados e melhora o relacionamento com o cliente.

Todos são diferentes, mas complementares

É preciso que fique claro para todos que as pessoas são diferentes, mas que nessa diferença elas se complementam. O desafio do gestor é aproveitar o potencial de cada uma naquilo que ela é melhor. Um bom vendedor de rua talvez não fique tão confortável atendendo o cliente online, pois ele quer o contato visual. Tudo bem! Aproveite-o assim. Por outro lado, outros vendedores serão mais efetivos no online. Ótimo! Ambos se completam.

O mais importante nisso tudo é fazê-los ver que são “peças” fundamentais da engrenagem. Isso motiva, e funcionários motivados são 31% mais produtivos, três vezes mais criativos.

Dever de casa: para todos

Agora vamos dar dois exemplos de atividades que ajudam a criar esse clima de coleguismo, favorecendo o trabalho em equipe no mercado imobiliário e possibilitando a conquista de excelentes resultados:

1- Reuniões periódicas: faça reuniões frequentes com todos. Mostre a todos como andam os números da empresa, sua Missão, Visão e Valores, e o que se espera de cada um. Mas não transforme a reunião num monólogo, em que só uma pessoa fala, parecendo mais uma palestra. Deixe claro que aquele encontro é, também, para colher informações, ouvir e dialogar.

2- Metas em equipe: além daquelas individuais, crie metas a serem alcançadas pela equipe. Isso ajuda a criar um espírito colaborativo de ajuda mútua. E pode ajudar a quebrar o clima de disputas internas. Empresas saudáveis sabem que a competição é importante, mas a cooperação é capaz de gerar resultados muito mais duradouros.

Com a palavra, o CEO da Dinâmica Sul

Sobre o trabalho no mercado imobiliário, falamos com o CEO da Dinâmica Sul, Genaldo Oliani. Em sua avaliação, “não só no mercado imobiliário, mas em qualquer segmento, é de fundamental importância trabalhar em equipe”. Para exemplificar isso, ele deu um exemplo prático:

“No mercado imobiliário utilizo sempre o exemplo de um time de futebol. Quando o time não é unido, não joga junto, dificilmente ganhará um jogo. Não atingirá seus objetivos! Quando você recebe a bola, se tentar driblar sozinho, em um momento alguém vai lhe roubar a bola ou te derrubar. Se não tiver um parceiro ao seu lado para tocar a bola, os adversários também irão lhe tomar a bola. Mas o time que joga junto tem muito mais chance de ganhar. Quando você recebe um cliente, você precisa de um imóvel, quando você tem o imóvel, precisa de alguém com um cliente. Se você tentar resolver tudo sozinho, não terá a agilidade, eficiência e o mesmo resultado que trabalhar em equipe”.

E complementou: “Outro aspecto importante de ter uma equipe unida é a energia. A egrégora que se tem dentro do grupo, se for positiva, com todos em busca de um objetivo, um torcendo pelo outro, é impossível esta equipe não ter sucesso”, concluiu.

Dia do Trabalhador

E já que no próximo sábado, 1° de Maio, é comemorado o Dia do Trabalhador, aproveitamos para agradecer a todos os nossos colaboradores pela parceria e comprometimento de sempre. Juntos podemos ir ainda mais longe.