Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Quais são as vantagens de você comprar um imóvel pronto para morar?

Quais são as vantagens de você comprar um imóvel pronto para morar?

O momento de investir na casa própria chegou, e você está com a dúvida: vale a pena comprar um imóvel pronto para residir?

Ter dúvidas sobre o ato de comprar um imóvel pronto para morar é um questionamento muito comum. Mas tudo irá depender do seu momento de vida e financeiro. Assim como dos seus objetivos a curto e longo prazo.

A casa própria muitas vezes é o grande sonho de um casal ou família. Segundo uma pesquisa realizada pela Datastore Series em 2020, aproximadamente 11 milhões de famílias brasileiras possuem a intenção de comprar um imóvel em até 2 anos. Afinal, quem não deseja ter seu espaço, do seu jeito, com todo o conforto e segurança?

Atualmente, o mercado imobiliário está aquecido para diferentes negócios. Com a instabilidade financeira, por exemplo, materializar as aplicações em imóveis sempre é uma boa opção.

A modalidade de imóvel pronto para morar possui muitas vantagens, que listamos a seguir.

Neste artigo você entenderá as vantagens e desvantagens em:

  • Adquirir uma casa pronta para morar ao invés de construir;
  • Comprar um apartamento pronto ao invés de na planta.

Construir X Comprar uma casa pronta

Iniciar uma construção do zero envolve não só o custo da obra como do terreno.

Claro, esta é a melhor forma de criar uma casa do jeito que sempre sonhou: tamanho e distribuição dos cômodos, com espaços específicos projetados pensando nas necessidades próprias da sua família.

Por outro lado, um fator importante a ser considerado ao construir é o tempo.

Tempo

Se a sua intenção for se mudar apenas quando a casa estiver concluída, independente do tempo que isto levar, ok.

Mas se a necessidade for se mudar para o imóvel com certa urgência, é preciso ter em mente que uma obra não acontece tão rápido assim. Iniciar a construção de uma casa envolve várias etapas, e cada uma delas precisa de certo tempo para ser concluída com qualidade.

Fora os imprevistos, que são quase um clichê quando falamos de obras, não é mesmo? Aquele gasto a mais não planejado, que terá que esperar um pouco.

E não só a disponibilidade financeira para compra das matérias-primas, mas também a mão de obra qualificada. Seu mestre de obras e sua equipe caprichosa pode não ter agenda para atender o seu prazo esperado.

Em um imóvel pronto para morar, você deverá se adequar a um imóvel já existente, mas nada impede que sejam feitas reformas e adaptações.

A sua família poderá mudar-se para a residência imediatamente após o fechamento da compra, e realizar as modificações aos poucos. Conforme os recursos disponíveis e as necessidades que forem sendo observadas no dia a dia dentro da casa.

Investimento

Ao adquirir um terreno para começar a construir, o investimento costuma ser menor do que casas ou apartamentos prontos.

Porém, dependendo do tamanho do projeto e das expectativas de acabamentos para a casa, a diferença economizada pode ser compensada lá na frente.

É importante destacar que a fase final de uma obra normalmente tem maiores custos. Por exemplo, colocação de portas e janelas, pisos, gesso, papéis de parede. Isso sem falar na mobília.

Um imóvel pronto para morar geralmente já possui a maioria dos móveis sob medida e os ambientes decorados.

Fora as reformas extras que a família desejar realizar na residência, boa parte dela permanecerá como está. Sem a necessidade de gerar mais gastos.

Praticidade

Este é um item bastante levado em consideração no momento de comprar o imóvel próprio.

O ritmo dos tempos modernos tornou a nossa rotina corrida e atribulada. Dores de cabeça com imprevistos de uma nova obra podem não estar nos planos de muita gente.

O quesito paciência é fundamental para quem quer construir. Por isso, um imóvel pronto para morar é ideal para quem tem pressa para se mudar, não quer ter surpresas indesejadas com gastos extras e a incomodação de lidar com empreiteiros e problemas relacionados à obra.

Comprar um apê Pronto X na Planta

Quando falamos sobre a compra de um apartamento pronto para morar, existem 2 modalidades: o novo e o usado.

Comparando estes modelos com o imóvel na planta, existem também vantagens e desvantagens. Que devem ser analisadas de acordo o que se encaixa melhor no perfil do comprador.

Visualização do imóvel

Um apartamento pronto para morar, seja ele novo ou usado, nos possibilita visualizar o imóvel de forma real. O encanto começa neste momento, quando entramos e nos enxergamos morando ali.

É possível observar todos os detalhes de perto, conferir os acabamentos e ter a noção exata do tamanho. Em apartamentos usados, você já poderá avaliar também os cômodos que precisarão de reforma e ajustes.

Ao comprar um apartamento na planta, acaba sendo mais difícil ter a real noção de tudo isso. O proprietário só poderá enxergá-lo de forma palpável perto da conclusão da obra.

Personalização

Em contrapartida, um apartamento na planta possibilitará a personalização dos acabamentos do imóvel. Nesta fase final e mais visual, podem ser escolhidos os itens da forma que o comprador sempre sonhou.

Em um imóvel pronto para morar, a personalização só será possível por meio de reformas. Que irão envolver não só os custos extras além do já investido na compra imóvel, mas também as possibilidades estruturais do prédio.

Agilidade e segurança de um imóvel pronto para morar

Além da maior agilidade para se mudar, o apartamento pronto para morar também permite uma negociação mais rápida.

Em um processo menos burocrático em comparação à compra de um apartamento na planta, ao ter seu crédito aprovado o comprador logo poderá tomar posse do imóvel.

A questão da documentação também acaba sendo mais segura, apesar de envolver diversas etapas. Isto porque o proprietário não precisará se preocupar com possíveis problemas com a construtora.

Conheça todas as possibilidades

Independente se você já decidiu ou não sobre comprar um imóvel pronto para morar, é essencial que conheça e pesquise todas as possibilidades.

Na Dinâmica Sul, possuímos ótimas opções de imóveis prontos para você e sua família!

Consulte com toda a facilidade pelo nosso site, selecionando o tipo do imóvel, a localização, número de dormitórios e vagas de garagem.

Acesse https://dinamicasul.com.br/ e fique por dentro das novidades!