Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Por que vale a pena comprar imóvel em 2023?

Por que vale a pena comprar imóvel em 2023?

Por que vale a pena comprar imóvel em 2023?

 

O mercado imobiliário é um setor importante para a economia de um país e, muitas vezes, a aquisição de uma casa ou apartamento é um dos maiores investimentos que um indivíduo pode fazer em sua vida. Em momentos de taxa de juros mais elevado, é instintivo um recuo da população na compra de imóveis, no entanto, o que poucas pessoas veem é a oportunidade de fazer negócios mais rentáveis nesse momento e vamos te contar o motivo.

 

Neste artigo vamos explicar as taxas mais influenciadas pela SELIC, como a poupança e o financiamento bancário podem ajudar a sua compra e porque 2023 é o ano para aproveitar os lançamentos e comprar a sua casa própria!

 

 

O que é a taxa Selic?

 

A taxa é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil e corresponde a taxa básica de juros do Brasil. É com base nela que os bancos definem os juros cobrados em empréstimos, financiamentos e investimentos.

 

Além disso, a taxa básica de juros (Selic) influencia diretamente a economia do país, pois tem total influencia no consumo da população, nos investimentos e na inflação.

 

Como a taxa Selic (juros) influencia na compra de um imóvel

 

A taxa Selic está ligada à diversos fatores no campo imobiliário, entre eles:

 

- Financiamento bancário: Com a taxa em alta os juros bancários sobem e vice e versa.

 

- Investimentos e Poupança: Da mesma forma os investimentos, com juros altos maior a rentabilidade em investimentos de renda fixa e vice e versa.

 

- Custos de manutenção: a taxa Selic pode influenciar indiretamente os custos de manutenção do imóvel, já que afeta o valor do crédito e, consequentemente, a capacidade de investimento do proprietário em reformas e melhorias.

 

Juros altos e imóveis mais baratos

 

O que grande parte da população não observa em momentos de juros altos são as quedas de demanda. Imagine que você precisa fazer uma viagem de avião e pode escolher duas datas para o seu voo:

 

- Opção 1: No feriadão, quando milhares de pessoas também desejam descansar no mesmo destino que o seu e a companhia aérea inclusive já anunciou que restam poucos lugares, ou seja, uma alta demanda.

 

- Opção 2: No meio da semana, quando poucas pessoas vão para o seu destino e inclusive há alguns lugares vazios, ou seja, uma baixa demanda.

 

Em qual destas opções você acredita que pagará a passagem mais barata?

 

Provavelmente a segunda opção, pois a companhia aérea cobrará um menor valor em dias de baixa demanda já que precisa lhe convencer de viajar nesta data e cobrir as despesas do voo, enquanto na opção 1, ela não terá lugares vazios, o que permite aumentar a margem de lucro e cobrar mais caro pelas passagens.

 

O mesmo fenômeno acontece no mercado imobiliário, guardado suas devidas proporções. Enquanto muitas pessoas deixam de comprar imóveis em épocas de juros mais altos nos bancos, os vendedores precisam manter ou baixar o preço de imóveis para conseguir facilitar a negociação da venda.

 

A oportunidade

 

Quando a Selic de fato cair, a tendência é que os preços subam e você terá perdido o momento. Além disso, o financiamento de unidades prontas, por mais que seja feito com juros altos, pode ser renegociado e amortizado mais adiante. Já o preço de compra é fechado e condenado a se tornar mais oneroso.

 

Se cidades catarinenses como Joinville, Florianópolis e Blumenau (para não citarmos as mais caras do estado como Balneário Camboriú e Itapema) já possuem valorização real acima de 5% (ou seja, descontada a inflação) imagine o potencial que terão com a redução da taxa Selic.

 

Vantagens de financiar direto com a construtora

 

E as oportunidades ficam ainda melhores quando falamos de parcelamento de imóvel de lançamento.

 

Enquanto bancos como Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e outros tem suas taxas de juros referenciadas com a taxa Selic, uma construtora pode vincular os juros do parcelamento ao INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), que nos últimos 12 meses acumulou (maio 2022 até junho 2023) 3,93%. Enquanto isso a taxa Selic registra números acima de 10% desde de fevereiro de 2022.

 

Essa é a sua oportunidade!

 

Faça uma simulação e entenda melhor

 

Essa é a sua oportunidade!

 

Faça um investimento inteligente em 2023! Aproveite as taxas favoráveis e as oportunidades únicas no mercado imobiliário. Entre em contato conosco para conhecer nossas opções de imóveis disponíveis e adquira a casa dos seus sonhos hoje mesmo!

 

Entre em contato conosco para saber mais. 

 

Telefone de Vendas: (47) 99937 9711

 

Telefone de Locação: (47) 99634 0909

 

Dinâmica Sul, a imobiliária em Blumenau há 15 anos presente nas suas conquistas! 

 

Texto de: José Augusto Souza