Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

É importante ter um corretor de imóveis na negociação imobiliária?

É importante ter um corretor de imóveis na negociação imobiliária?

Você sabe o que faz um corretor de imóveis, e qual a importância de contar com ele na hora de uma negociação imobiliária? Seja para vender ou alugar, ter este profissional por perto pode ser essencial para quem não quer perder dinheiro

 

Hoje, 27 de agosto, comemora-se o Dia do Corretor de Imóveis, profissional que é carinhosamente conhecido como “vendedor de grandes sonhos”. Mas você saberia dizer o que faz um corretor no dia a dia, ou desde quando eles atuam no Brasil? E por que eles são tão importantes para garantir boas transações de compra e venda de um imóvel?

 

No Brasil, a profissão do corretor de imóveis é quase tão antiga quanto à nossa colonização. Historiadores mais recentes rememoram o surgimento da profissão aos primeiros donos de terras que, precisando vender suas propriedades, mas sem tempo para se ater às negociações, contratavam amigos que pudessem fazer isso no lugar deles.

 

O primeiro corretor de imóveis do Brasil

 

Mas o primeiro corretor do Brasil de que se tem notícia, devidamente documentado, foi Antônio Armando Mariano de Arantes Costa. Quando a família real portuguesa atracou no Rio de Janeiro, poucos imóveis poderiam ser cedidos à comitiva. Dom João VI teve a ideia de “confiscar” as boas residências da cidade, sem qualquer indenização. O povo, claro, se revoltou. Eis que surge, então, em meio ao tumulto, a figura de Antônio Armando, que mediou os interesses da Corte e o da população, colocando um fim à revolta.

 

Formação e reciclagem constantes

 

De lá pra cá, muita coisa mudou. E a profissão, que antes dependia apenas de muita habilidade de negociação, agora também requer treinamento e reciclagem constantes – já que é um mercado muito dinâmico. Para ser credenciado ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), o profissional precisa ter o curso Técnico em Transações Imobiliárias e passar por um estágio preparatório – onde vai aprender na prática as rotinas do corretor.

 

Reconhecimento da profissão

 

O reconhecimento legal do corretor de imóveis, contudo, não veio da noite pro dia. Em 1951 foi enviado ao Congresso Nacional um projeto de lei (nº 1.185) para regulamentar a atuação deste profissional. Foram precisos 11 anos até que o projeto virasse lei (Lei nº 4.116), em 27/08 de 1962, depois substituída pelo Decreto nº 6.530, de 1978, que segue em vigência.

 

O que faz um corretor de imóveis?

 

O corretor de imóveis é o responsável por conduzir uma boa transação imobiliária entre comprador e vendedor, ou entre locador e locatário. Atuando dentro de um Código de Ética profissional, seu maior compromisso é com o bem-estar de ambas as partes envolvidas. Ou seja: o corretor está sempre em busca de relações ganha-ganha, boa para todos os lados envolvidos. Além disso, ele ajuda a garantir “o prevalecimento da boa-fé e a transparência entre as intenções dos envolvidos nas negociações”

 

Desafios da profissão em tempos de pandemia

 

Durante a pandemia de coronavírus, assim como muitas profissões que lidam diretamente com o público, o corretor de imóveis também teve de se adaptar. Para isso, usou a criatividade: ampliou canais de atendimento (telefone, WhatsApp, página no Facebook, entre outros); passou a usar ferramentas digitais para facilitar a comunicação com seu público e, também, levou para o mundo digital muitas atividades que, antes, eram feitas apenas presencialmente, como a conferência de documentos – com auxílio do Google Docs.

 

Usando soluções inteligentes, ajudou a manter boa parte do mercado girando, o que foi bom para a economia – ainda tem sido – e para quem precisa deste serviço tão essencial.

 

4 motivos para sempre contar com o corretor de imóveis

 

Agora que já conhecemos a história da profissão, sua atuação no dia a dia e a importância de ter um corretor sempre por perto, veja mais 4 motivos para você sempre contar com um.

 

1.Conhecedor do mercado 

 

O corretor de imóveis é um conhecedor nato do mercado. Logo, se você quer vender, ele pode te dar dicas para vender mais rápido e conectar você a potenciais compradores. Se for comprar, o corretor certamente tem uma carteira bem diversificada de imóveis que atendam as suas expectativas, inclusive a financeira. 

 

Para quem quer alugar, ele terá muitas opções a oferecer, desde as mais caras e exigentes, às mais simples, em que o proprietário faz poucas recomendações dentro do contrato. E se for o locador, nada como contar com a assessoria de uma imobiliária para evitar transtornos caso inquilino não possa pagar ou faça algo que danifique a sua propriedade. 

 

2.Atentos às melhores oportunidades

 

“Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”, escreveu Isaac Newton em 1676. Os corretores também podem te ajudar a “ver mais longe” do que seu horizonte permite, uma vez que eles lidam com imóveis diariamente. Assim, muitos deles anteveem oportunidades imobiliárias que, sem sua consultoria, você jamais conseguiria prever. 

 

3.Questões legais 

 

Outro fator essencial é a questão legal e documental. Um corretor está apto a sanar todas as questões legais de uma transação, inclusive, orientando as partes caso uma delas esteja infringindo algo que vá contra a legislação vigente. Na prática, imagine a seguinte situação: você resolve financiar um apartamento e, já de primeira, dá 10% do valor do imóvel ao proprietário. Depois essa pessoa some e você descobre que ela não era a verdadeira dona. O que fazer? Difícil, né?! Com um corretor de verdade, você dificilmente seria enganado. 

 

4.Divulgação do imóvel

 

Finalmente, um ponto legal é que o corretor já tem uma rede de contatos, tanto dele quanto da imobiliária que ele trabalha, para divulgar sua casa, loja, apartamento, terreno que queira vender. No caso da imobiliária, ainda tem a vantagem disso ser feito via site e redes sociais.

 

Parabéns, corretores!

 

Nesse Dia do Corretor de Imóveis, a Dinâmica Sul Assessoria Imobiliária parabeniza a todos os seus corretores e corretoras que tanto fazem para atender bem aos nossos clientes e parceiros

Juntos vamos mais longe. Parabéns!

 

 

Dinâmica Sul, a imobiliária em Blumenau presente nas suas conquistas!