Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Bairro ou centro: onde alugar um imóvel para morar em Blumenau?

Bairro ou centro: onde alugar um imóvel para morar em Blumenau?

Decidir qual o melhor bairro para morar em Blumenau pode ser, em muitos casos, uma escolha difícil. As possibilidades são muitas, 35 ao todo, fora que sempre bate aquela dúvida: é melhor morar num local mais afastado, ou mais próximo do centro?

 

Alugar um imóvel para morar em Blumenau é uma tarefa relativamente bem simples. Hoje em dia, há muitas imobiliárias oferecendo oportunidades interessantes para locação.

 

O problema, no entanto, é decidir em qual bairro morar: é melhor optar por um mais próximo ao centro, ou um mais distante? Quais fatores devo analisar, segurança ou mobilidade? Serviços ou lazer? Antes de tudo, é preciso se informar para não se arrepender depois!

 

Independentemente da escolha, sempre haverá prós e contras. É por isso que preparamos esse artigo, onde você encontrará informações que, certamente, irão te ajudar a escolher.

 

Muito prazer, Blumenau

 

A história de Blumenau remonta à antiga colônia São Paulo de Blumenau, fundada em setembro de 1850 pelo então Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Construída, sobretudo, por imigrantes de origem alemã, a cidade também recebeu grande número de colonos italianos, poloneses e, mais tardiamente, portugueses vindos do Vale do Rio Tijucas.

 

Hoje considerada uma das maiores cidades de Santa Catarina, concentra uma população de 360 mil habitantes e tem uma economia bastante diversificada, com destaque para a indústria têxtil, comércio e turismo. Aliás, o vigor econômico da cidade, que é responsável por 5% das exportações do estado, vem atraindo pessoas de várias regiões do Brasil.

 

Mas não é só isso que faz as pessoas amarem Blumenau. Além de crescer, a cidade, que é cortada pelo rio Itajaí-Açu, mantém bons índices de desenvolvimento humano, com uma eficiente rede de escolas públicas e serviços médicos acessíveis, de qualidade. Além disso, a cidade é bem servida de atrações culturais, o que agrada todos os públicos.

 

Bairro ou Centro: o eterno dilema

 

Mas então você decide que Blumenau “é a sua cidade!”, ou quer trocar um bairro mais afastado pelo centro – e vice-versa. Como decidir o melhor lugar para morar?

 

O que deve pesar na sua decisão é: esse bairro atende às minhas necessidades? Ou: eu me adaptaria morando no centro? Responder a essas perguntas é importante pelo fato de que, dependendo das respostas, você já terá algum bom apontamento a fazer.

 

Por exemplo: os bairros costumam ter menor oferta de serviços, lazer, de modo que, vez por outra, será necessário ir até o centro. Por outro lado, o centro é mais agitado, pode ter um trânsito bem intenso, mas você resolve tudo precisar ir pra muito longe. Outra característica do centro é que, aos finais de semana, ele fica vazio – o oposto dos bairros.

 

Analise tudo o que puder

 

É fundamental que, antes de se mudar para qualquer bairro da cidade, você se informe sobre questões como saúde, educação, mobilidade, serviços, etc., como veremos a seguir.

 

Saúde

 

Se você tem filhos pequenos, é importante que próximo à sua nova residência haja pelo menos um posto de saúde – para atendimentos menos urgentes, calendário de vacinação. Caso precise de tratamentos médicos periódicos em função de alguma doença crônica, será necessário contar com um hospital próximo, além de laboratórios de análises clínicas.

 

Educação

 

Dependendo da idade dos seus filhos, também é interessante verificar se a rede pública/privada atende bem a localidade. Pode ser que haja colégios para jovens, mas a escola das crianças fique um pouco distante. E quanto às creches, tem alguma no seu bairro? Só quem tem crianças pequenas sabe o quanto elas fazem falta.

 

Mobilidade

 

Mobilidade pode ser definida como “as condições que permitem o deslocamento de pessoas dentro de uma cidade”. Em outras palavras, tem a ver com a facilidade que temos de ir e vir para diferentes lugares, usando diferentes meios de transporte.

 

Parâmetros que ajudam a verificar se a mobilidade é boa na sua região são:

 

 - Quais meios de transporte estão disponíveis (ônibus, aplicativos, etc.);

 - Periodicidade (24 horas por dia, apenas em alguns horários);

 - Frequência (é regular, ou apenas em horários de pico);

 - Qual a qualidade desses meios de transportes;

 - Atendem todo o perímetro da cidade ou só alguns bairros.

 

O aplicativo da Blumob traz informações sobre as linhas e os horários no seu bairro.

 

Serviços

 

Outro quesito que não pode faltar na sua lista é a oferta de serviços: lojas de roupas, utilidades para o lar, salões de beleza, agropecuárias, petshops, bares e restaurantes, shoppings centers, e por aí vai. Embora você não use, necessariamente, esse tipo de estabelecimento todos os dias, tê-los por perto é uma comodidade a mais.

 

Segurança

 

Geralmente, locais mais movimentados não costumam ter bons índices de segurança. Por outro lado, lugares muito isolados também representam algum perigo. Por isso, o ideal é encontrar um “meio termo” e buscar informações sobre o lugar onde deseja morar em Blumenau. Que tal perguntar na imobiliária ou, quem sabe, falar com seus futuros vizinhos sobre isso?!

 

Hora de decidir

 

Como você notou, não importa se você vai morar em algum bairro mais afastado, ou no centro de Blumenau, desde que informe-se bem antes de escolher “o melhor lugar”.

 

Se o seu objetivo é ficar na região mais próxima do centro da cidade, pode optar pelo Boa Vista, Bom Retiro, início do Garcia, Itoupava Seca, Jardim Blumenau, Ponta Aguda, Ribeirão Fresco, Velha, Victor Konder, Vila Formosa, Vorstadt, além, claro, do Centro. 

 

Mas se a ideia não é ficar tão no centro, os indicados seriam: Água Verde, Badenfurt, Da Glória, Do Salto, Escola Agrícola, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Central, Itoupava Norte, Itoupavazinha, Nova Esperança, Passo Manso, Progresso, Salto do Norte, Salto Weissbach, Testo Salto, Tribess, Valparaíso, Velha Central, Velha Grande, Vila Itoupava e Vila Nova.

 

Temos um imóvel pra você!

 

Depois de escolher seu bairro predileto, ficaremos felizes em apresentar imóveis com aluguéis que cabem no seu bolso. Venha tomar um café conosco: dinamicasul.com.br.

Entre em contato conosco para saber mais. 

 

Telefone de Vendas: (47) 99937 9711  

Telefone de Locação: (47) 99634 0909 

 

Dinâmica Sul, a imobiliária em Blumenau presente nas suas conquistas!