Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Apartamentos compactos: qual a diferença entre studio e kitnet?

Apartamentos compactos: qual a diferença entre studio e kitnet?

Cresce o número de pessoas que buscam lugares menores e minimalistas para morar. Entre as duas opções mais procuradas estão o studio e a kitnet. Mas você saberia dizer qual é a diferença entre as duas? Vamos conferir neste artigo!

 

Studio e kitnet estão cada vez mais em alta no mercado imobiliário. E isso se deve a uma série de fatores, entre eles, a crescente busca das pessoas por estilos de vida mais simples. Jovens que saem de casa – seja para estudar ou trabalhar – geralmente também optam por esse tipo de moradia, já que são mais baratas, fáceis de limpar, etc.

 

Além disso, o fator pandemia ajudou a acelerar esse processo, já que, com a queda da renda, as pessoas passaram a buscar espaços menores e economicamente mais em conta.

 

Mas você sabe qual é a diferença entre um studio e uma kitnet?

 

E será que alguma delas tem a ver com o seu perfil?

 

Vida simples

 

Comprar só o que é essencial, reutilizar recursos, não ter um guarda-roupas abarrotado de coisas sem uso e não estar “nem aí” para o que as propagandas pedem pra você comprar. Essas são algumas das características das gerações Y ou millennials (nascidos entre 1981 e meados da década de 1990) e Z (nascidos entre 1995 e 2010).

 

Focados num estilo de vida mais simples, esses jovens e adultos buscam, cada vez mais, adquirir apenas o que é essencial. E isso impacta na forma como veem as habitações.

 

Se na geração dos seus pais e avós o recomendável era ter uma casa bem espaçosa, com um quarto para cada filho, vários banheiros, e dois carros na garagem, os millennials e a geração Z tendem a ir na direção contrária: casas e apartamentos cada vez menores e, também, 100% funcionais. Mais dispostos a compartilhar espaços, um só banheiro em casa não é mais problema. Quanto aos carros, esquece! Preferem o transporte por aplicativo.

 

 

Minimalismo

 

Outra característica marcante das novas gerações é o que chamamos de minimalismo, que pode ser resumido em um desejo de “viver com menos”. Os minimalistas eliminam tudo aquilo que consideram excesso, seja o excesso de espaço dentro de casa, ao excesso de compras aos fins de semana. Assim, uma “boa residência” não é mais aquela que tem “espaço pra tudo”, mas sim aquela que cada espaço tem uma função, um porquê.

 

Busca pelo que é essencial

 

Em resumo, temos cada vez mais pessoas em busca do que é essencial, prontas a descartar tudo aquilo que é considerado supérfluo – incluindo “muito espaço” em casa.

 

Em função disso, é natural que aumente, dia após dia, a procura por imóveis menores, como as kitnets e os studios. Embora parecidos, eles têm algumas diferenças entre si.

 

 

Características da kitnet

 

Popular desde a década de 50, a kitnet é um apartamento tradicional, com uma metragem pequena (até 50 m²), e cada vez mais procurada por quem decide ir morar sozinho.

 

Normalmente, é dividida seguindo essa regra: quarto e sala num único cômodo, banheiro separado e cozinha bem enxuta (às vezes dividida apenas por um balcão). Aliás, o termo kitnet vem do inglês kitchenette, que significa “pequena cozinha”.

 

Características do Studio

 

Os studios são muito semelhantes às kitnets. Contudo, eles ganham em um aspecto: a localização. Normalmente estão situados nos grandes centros, próximos ao comércio, serviços essenciais, sendo bem servidos em relação ao transporte urbano. É a opção favorita de profissionais que precisam de um lugar próximo ao trabalho.

 

Em sua maioria, eles também estão localizados em prédios mais novos e, portanto, com maior oferta de serviços como lavanderia, academia, área de lazer, piscina, entre outros.

 

 

Combinam com seu perfil?

 

Antes de decidir morar num imóvel compacto, primeiro você precisa analisar alguns pontos positivos e negativos nesse tipo de construção, e ver se eles se encaixam ao seu perfil.

 

Como pontos pontos positivos, podemos citar: mais fáceis de limpar; custos de manutenção menores; melhor aproveitamento dos espaços; menor consumo de água e energia; super fáceis para decorar.

 

Nos pontos negativos temos: menos espaço para acomodar móveis e objetos; podem ser pouco confortáveis para receber visitas; ruim se tiver crianças em casa – por conta do pouco espaço; dependendo do caso, pode ser inviável ter um pet; reunir muitos amigos em casa poderá ser desafiador.

 

 

A primeira opção de quem mora só

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre os studios e as kitnets, é justo lembrar que esses locais são mais indicados para quem mora sozinho (estudantes, por exemplo), casais sem filhos, ou para aqueles que estão apenas passando uma temporada naquela cidade – em caso de transferência temporária de emprego, por motivo de tratamento médico, etc.

 

É pra você?

 

Saber qual é o mais indicado, no seu caso, dependerá de vários fatores.

 

Para isso, tente ponderar: o que você mais valoriza num imóvel, amplos espaços livres ou a funcionalidade que esses espaços terão? Você gosta de comprar tudo que pode, ou é mais comedido nos seus gastos, preferindo apenas o que é realmente necessário? Responder a essas perguntas pode ajudar a entender melhor o seu perfil, fazendo a escolha certa!

 

Muitas pessoas moram, por anos, em espaços bem pequenos…  e se adaptam perfeitamente a eles. Outras, contudo, não abrem mão de lugares mais espaçosos. Tudo vai depender do que você deseja, do que você pode pagar, e também dos seus hábitos.

 

Finalmente, fique atento ao fato de que, dependendo da localização, os valores de um studio ou de uma kitnet, podem ser comparáveis aos que você já iria pagar em uma casa, ou apartamento maior. Quanto mais central for um imóvel, mais caro ele tenderá a ser!

Entre em contato conosco para saber mais. 

 

Telefone de Vendas: (47) 99937 9711

Telefone de Locação: (47) 99634 0909

 

Dinâmica Sul, a imobiliária em Blumenau presente nas suas conquistas!