Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Apartamento ou casa? Quais as vantagens e desvantagens?

Apartamento ou casa? Quais as vantagens e desvantagens?

Na hora de escolher um lugar para morar, é comum que fiquemos na dúvida sobre qual é a melhor opção: apartamento ou casa. Ambas as opções têm muitas vantagens. Mas, dependendo do seu perfil, apresentam algumas desvantagens!

Apartamento ou casa, já parou pra pensar qual seria o melhor pra você e sua família? Quem já morou em ambos, possivelmente, já tem uma resposta para essa pergunta. Mas se você só morou em um, ou em outro, talvez ainda fique em dúvida! Por isso, fizemos esse artigo! Nele, elencamos tudo que precisa saber antes de tomar uma decisão! 😉

O que veremos a seguir:

  • Apartamento ou casa, qual é a melhor opção pra você?
  • Vantagens e desvantagens do apartamento
  • Pontos positivos e negativos da casa

Apartamento ou casa, como escolher?

Quando vamos comprar ou alugar um imóvel, é comum que fiquemos com dúvidas… até porque, vários fatores precisam ser levados em consideração (como veremos mais adiante).

Mas uma coisa é certa: não há um “melhor” e um “pior” que o outro. Tudo vai depender do perfil dos moradores (idade, quantidade, etc.) e de como você pretende usar aquele espaço.

Vantagens do apartamento

Há quem ame e quem odeie morar num apartamento. Impossível ficar neutro! Se você conversar com alguém da sua família, certamente vai encontrar torcidas de ambos os lados. Para eliminar essa “margem e erro” na sua escolha, destacamos algumas vantagens dele:

Economia

Em geral, todo apartamento tem uma taxa de condomínio a ser paga. Mas ela cobre despesas como manutenção e limpeza do seu prédio, além da iluminação externa (dos corredores, por exemplo) e outras comodidades, como elevadores. Embora pareça uma “despesa” a mais, na verdade, ela sai bem em conta quando dividida entre os moradores. Em outras palavras, o custo-benefício da taxa de condomínio é muito bom. Compensa!

Serviços do prédio

Eis aqui outra vantagem: os serviços. Há prédios que são verdadeiras “cidades”. Tem academia, salão de festas, lavanderia, área de lazer… alguns têm até “mercadinhos” onde o morador pode comprar guloseimas e itens de primeira necessidade.

Maior privacidade

Há quem afirme que “não existe privacidade para quem mora em apartamento”. Isso é uma meia verdade. Dependendo do prédio, você pode morar por anos sem conhecer, sequer, o vizinho que está ao lado. Fora aqueles residenciais “um por andar”. Nesse caso, as chances de você conhecer a rotina de outro morador, são nulas.

Desvantagens

Agora, chegou a vez de falar das desvantagens do apartamento. Lembrando que, para algumas pessoas, tais pontos podem até podem ser positivos.

Seguir regras coletivas

Por outro lado, você deverá seguir o que rege a Convenção. Esse documento especifica o que cada morador pode ou não fazer, criando regras para o bom uso dos espaços comuns. Imagine se, num lugar onde moram 200 pessoas, não houvesse regras? Seria o caos! Logo, o que é aparentemente ruim, na verdade, é bom!

Menor privacidade

Os apartamentos também podem dar alguma dor de cabeça no quesito privacidade. Dependendo dos materiais com que eles são construídos, muito do barulho que é feito em uma unidade acaba “vazando” para a outra. Além de incomodar o vizinho, de certo modo isso limita bastante a liberdade da família dentro do próprio lar.

Escadas

Há prédios (dependendo do número de andares) que não tem elevador. Idosos, por exemplo, terão dificuldades para subir dois, três lances de escada todo dia. Contudo, algumas pessoas gostam das escadas, e veem nelas uma forma de se exercitarem!

Pontos positivos da casa

Queridinha dos brasileiros, as casas representam nada menos que 85% das moradias no país. Morar numa delas tem muitos lados positivos. Vamos conferir os principais:

Possibilidade de ampliação

Se você tem uma família que vai crescer (com a chegada dos filhos), a casa é ideal. Se o terreno permitir, é possível fazer mais um quarto, construir um banheiro a mais, enfim, ampliar a área construída e levar mais conforto a todos. Em um apartamento, para ampliar o espaço, só se você comprar o do lado e fazer, dos dois, um.

Não há taxa condominial

Ao contrário do apartamento, não há taxa de condomínio, que é mensal e de pagamento obrigatório. É uma conta a menos pra pagar.

Maior privacidade

Na sua casa, basicamente, quem faz as regras é você. Desde que não infrinja leis municipais (como a Lei do Silêncio, entre outras), está liberado para fazer o que quiser, dar festa no dia que achar melhor – sem ter de pedir autorização para tal.

Pontos negativos

Mas “nem tudo na vida são flores”… Não é assim que diz o ditado popular?! Vamos ver, então, os pontos negativos de residir numa casa. Veja se você se identifica… ou não:

Menor privacidade

Na casa, dependendo do bairro ou da cidade em que você mora, terá menos privacidade, pois os vizinhos conseguirão acompanhar, com mais facilidade, a sua rotina: hora que vai pro trabalho, hora que chega… quando está em casa, quando viaja, etc.

Segurança

E se os vizinhos percebem quando você viaja, pois a movimentação cessa, os ladrões também conseguem observar isso mais facilmente nas casas. É a oportunidade perfeita para arrombamentos e outros delitos – comuns em temporadas de férias.

Manutenção

Outro ponto negativo é que toda manutenção do seu imóvel fica por sua conta. Pintura, poda da grama, conserto de vazamentos, troca do telhado quebrado, e por aí vai. Enquanto no prédio existe quem faça isso e você nem percebe, em casa, caso não possa fazer (ou contratar alguém pra isso), verá o patrimônio se deteriorar.

Apartamento ou casa? Conte conosco para escolher!

E aí, conseguiu chegar numa conclusão de qual seria o melhor pra você? Se tiver dificuldade, lembre-se: um corretor imobiliário pode te ajudar na decisão. ⚡