Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

A cozinha planejada valoriza meu imóvel na hora de negociar?

A cozinha planejada valoriza meu imóvel na hora de negociar?

Cozinha planejada é o sonho de muita gente. Além de ser mais prática, ela dá um visual renovado a qualquer casa ou apartamento. Fora a possibilidade de organizar as coisas de maneira bem mais eficiente. Mas será que ela valoriza o imóvel?

 

Uma cozinha planejada pode dar um ar mais sofisticado ao seu imóvel, causando uma boa impressão a qualquer um que nele entrar. Mas não para por aí. Além da boa aparência, elas também são extremamente funcionais, uma vez que aproveitam cada cantinho do cômodo.

 

Claro que tudo isso tem um custo, afinal, é preciso contratar mão de obra especializada, de preferência com boas recomendações, para que tudo saia da melhor forma possível. Em função disso, algumas pessoas podem até se perguntar: esse investimento vale a pena?

 

Cozinha, o coração da casa

 

“Em casa, todos os caminhos levam à cozinha”, já dizia o escritor português José Alberto Braga. De fato, o importante papel deste cômodo da casa perpassa gerações. Muito mais do que um simples lugar onde alimentos são preparados, a cozinha sempre foi lugar onde pessoas se conhecem, decisões são tomadas e, claro, experimentos deliciosos são feitos!

 

Na mais remota antiguidade, popularmente conhecida como “tempo das cavernas”, a cozinha teve papel central na preservação das culturas e dos valores dos povos. Por este motivo, a maioria delas era construída na região central de habitações como as ocas.

 

A cozinha na cultura popular

 

Na cultura popular brasileira a cozinha está associada a momentos de descontração. É o ambiente perfeito para bater um bom papo, conversar sobre como foi “aquele dia” e, claro, banquetear-se com amigos e familiares. Aliás, ela é tão popular por aqui que praticamente todos os canais de TV aberta possuem um programa onde o cenário é justamente uma cozinha.

 

Cozinha e tradições ancestrais

 

Em muitas culturas, a cozinha também está no centro das manifestações de religiosidade. No Oriente, é comum que altares sejam adornados com oferendas que remetam às refeições, como arroz, frutas. Entre os povos originários (indígenas, por exemplo), pratos muito bonitos são indispensáveis nas principais festividades, como as iniciações. E até nos países do Ocidente a cozinha faz parte de uma das principais festas: o Natal. Geralmente, as famílias se reúnem no dia 24 de dezembro para preparar a ceia, ponto alto da festa.

 

Importância da cozinha hoje

 

Hoje em dia, a cozinha continua sendo o centro das atenções das famílias, sendo o lugar onde costuma-se dar uma atenção especial na hora da decoração. Isso pode ter uma justificativa: enquanto em outros cômodos é bem comum que você faça algumas mudanças ao longo da vida – como a famosa troca de móveis de lugar – na cozinha a disposição das coisas tende a ser mais fixa, como a altura dos armários, local do fogão, da geladeira, etc.

 

Cozinha planejada: vale a pena?

 

Ter os móveis “na medida certa” vale muito a pena por vários motivos, entre eles: 1) possibilidade maior para otimizar espaços; 2) adaptação a qualquer tipo de construção, independentemente se a estrutura for quadrada, retangular, curva; 3) possibilidade de personalização de acordo com as necessidades e gostos de cada família.

 

Atenção à contratação do serviço

 

No entanto, para que a cozinha planejada não decepcione mais tarde, é preciso prestar atenção para alguns fatores na hora de contratar o profissional que irá executar o trabalho:

 

- Busque saber a reputação da empresa ou do profissional antes de fechar qualquer negócio. Você pode fazer isso consultando a internet ou conversando com amigos;

 

- Desconfie de preços que estão muito abaixo do mercado. Para ter uma noção disso, o ideal é pedir uns três ou quatro orçamentos e ver se todos estão dentro de um mesmo patamar. Se algum deles for muito abaixo, é preciso acender o alerta;

 

Faça um contrato e, nele, descreva tudo o que você quer, inclusive a qualidade dos materiais utilizados. E não esqueça de estipular um prazo para entrega.

 

O que não pode faltar?

 

Uma cozinha planejada precisa, antes de tudo, ter a cara dos moradores daquele imóvel. Por isso, é super importante que você detalhe quantas pessoas tem costume de receber, se gosta de alguma cor específica (ou odeia uma), se tem algum estilo preferido (moderno, clássico, minimalista). Outra informação útil é se os eletrodomésticos atuais vão ter que estar no novo espaço ou não. Dependendo da resposta, tudo pode ser adaptado a eles.

 

Em resumo, o que não pode faltar na cozinha planejada é:

- Pia com bancada;

- Boa iluminação;

- Prateleiras e armários;

- Barra para pendurar panelas;

- Gavetas aquecidas e/ou refrigeradas;

- E, claro, um bom espaço para circulação.

 

Valoriza o imóvel?

 

Sim, cozinha planejada valoriza o imóvel! Primeiro porque ela deixa tudo mais aconchegante, com cara de “casa de verdade”. Segundo pelo fato de que, na venda, você oferece a “cozinha já pronta” como um diferencial. Finalmente, por uma razão bem simples: móveis planejados, normalmente, têm melhor qualidade que os fabricados em larga escala, logo, o investimento neste local poderá ser, tranquilamente, embutido no valor total.

 

Sua cozinha fica melhor aqui

 

E falando em cozinha planejada, sabe onde ela ficaria perfeita? No Evidence, em Blumenau. Feito sob medida para quem tem bom gosto, e com uma localização privilegiada, o Evidence reúne, em um só lugar, beleza, sofisticação e qualidade de vida!

Faça-nos uma visita e deixe-se surpreender: www.dinamicasul.com.br

 

Entre em contato conosco para saber mais. 

 

Telefone de Vendas: (47) 99937 9711  

Telefone de Locação: (47) 99634 0909 

 

Dinâmica Sul, a imobiliária em Blumenau presente nas suas conquistas!